segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

Californianas!








Meninas, muita gente têm me perguntado sobre as minhas californianas nas redes sociais, por isso ontem pedi no Instagram (com um vídeo), para vocês me passarem as dúvidas e curiosidades sobre esse assunto e como prometido, fiz esse post bem detalhado para ajudar e dar algumas dicas para vocês! Recebi MUITOS comentários e perguntas e vou tentar responder todas elas para vocês!
A minha primeira dica (e talvez a mais importante!) é que o processo de californianas deve ser feito AOS POUCOS E GRADATIVAMENTE. Eu fui fazendo as californianas aos poucos e só hoje quase 9 meses depois da primeira vez que eu fiz é que meu cabelo ficou exatamente no tom que eu queria.
A primeira vez que eu fiz californianas foi com o Beto, do BC Beauty Salon em Orlando. Ele me deu essa dica valiosa de ir fazendo aos poucos por três motivos: agride menos o cabelo quando vai clareando aos poucos, dando intervalos de uns 3 meses e hidratando nesse meio tempo bastante para que o cabelo não sofra tudo de uma vez. O segundo motivo é que é muito difícil chegar no tom certo logo de primeira pois nunca se sabe como o cabelo vai reagir e o terceiro é que toda mudança choca, então não adianta chegar no salão com o cabelo escuro e sair com os fios loiríssimos por que essa mudança brusca vai chocar você, seus amigos e todo mundo vai acabar achando que não ficou bom pois vai ficar muito diferente do que você era, então fazendo aos poucos e clareando gradativamente você e as outras pessoas vão se ACOSTUMANDO com o novo visual e a mudança não será radical e nem vai chocar ninguém. Lembrem-se , a melhor mudança é aquela que vem aos poucos, gradativamente.
Californianas, resseca SIM o cabelo. O processo de clarear os cabelos deixa o cabelo fragilizado SIM então a dica é fazer primeiro em uma mechinha pequena para ver como o cabelo vai reagir e só depois fazer em todo o cabelo.
Como agora eu moro em Miami, eu faço o meu cabelo no salão Studio D Miami com o Dinho. Eu sempre faço com o papel (nunca fiz com a toca) e o processo é o seguinte: ele pega uma pequena mecha de cabelo, com um pente fino ele intercala os fios e coloca alguns fios para cima e depois clareia apenas os fios que ficaram embaixo, só  onde ele acha que precisa, afinal eu já faço californianas há muito tempo (desse jeito, o efeito fica super natural)
Atenção: O efeito da californiana PRECISA SER EM DEGRADÊ.
NUNCA pode ser marcado onde termina o escuro e começa o claro pois o principal das californianas é que o cabelo fique com o ar mais NATURAL possível (tipo cabelo de surfista que pega onda, praia e sol todo dia. haha).
Depois de clarear os fios, passo um tonalizante (não tenho uma cor específica pois as vezes as californianas escurecem um pouco com o tempo, ou amarelam então depende, mas eu sempre peço para o tonalizante ser um loiro acinzentado pois não gosto muito amarelo, prefiro um loiro mais acinzentado, platinado).
Com o tempo as californianas acabam ficando um pouco amareladas, então a minha dica é ir a cada dois meses no salão para passar um shampoo ''desamarelador''  que é aquele shampoo roxo. Prefiro passar esse shampoo no salão pois assim aproveito para fazer uma hidratação mais caprichada nos fios.
Muita gente me perguntou se quem tem progressiva pode fazer californianas. A resposta é SIM mas NUNCA, EM HIPÓTESE ALGUMA, JAMAIS no mesmo dia das californianas. Pois os dois processos fragilizam e agridem os fios, então é melhor que eles sejam feitos em dias (ou até meses) diferentes para que o cabelo possa se recuperar.
A PALAVRA-CHAVE PARA QUEM FAZ CALIFORNIANAS É HIDRATAÇÃO. Os cuidados com os cabelos devem ser redobrados por isso aqui vão algumas dicas:
Toda a vez que eu lavo o cabelo eu passo uma máscara hidratante. Eu não uso condicionador, só máscara hidratante. Eu sei que a máscara é mais ''pesada'' por isso deixo apenas 5 minutos e depois enxáguo bem. Gosto de intercalar a Masquintense da Kerastáse com a  máscara Silicon Mix Bambú (cada mês eu uso uma pois o cabelo se acostuma com os produtos e eles acabam perdendo um pouco o efeito, então é sempre bom mudar e intercalar os produtos de cabelos).
Em dias mais corridos eu opto por usar uma ampola de hidratação (amo a ampola Elseve Reparação Total 5) ou o  Aussie ''3 Minute Miracle'' que é tipo um condicionador bem potente que hidrata os fios em apenas 3 minutos.
Eu lavo o cabelo a cada dois dias pois ele não é oleoso e lavar os cabelos todos os dias resseca os fios.
Antes de secar o cabelo com o secador eu passo o Néctar Térmico da Kerastáse que protege os fios do calor do secador e depois de seco eu passo o reparador de pontas da Silicon Mix que dá brilho aos cabelos é  SUPER CHEIROSO.
Meninas, é muito importante procurar um profissional de confiança, que entenda exatamente o que você quer e o mais importante: que respeite o seu cabelo. Eu tive sorte pois tanto o Beto, quanto o Dinho são uns queridos e sempre trataram muito bem os meus cabelos!
Espero que tenham gostado das dicas! Postei as fotos dos produtos que eu uso e espero que eu tenha ajudado a tirar algumas dúvidas de vocês!
Beijos

8 comentários:

  1. Respostas
    1. Maíra Souza linda que bom que vc gostou das dicas! Beijos amor!

      Excluir
  2. Oi,
    seu cabelo esta lindoooo!
    qual e o preco mais ou menos do corte e coloracao no studio D ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi flor, olha depende muito do que vc vai fazer e de como é o seu cabelo! Se for tintura em todo cabelo é um preço e se for só nas pontas é outro! Liga lá e fale com o Dinho! Ele é um querido e vai explicar tudinho pra vc! Na minha opinião o Studio D é o melhor salão daqui de Miami! Beijos

      Excluir
  3. Oi Angélica, te sigo no insta e gosto muito das suas digas. Adorei o post, e queria saber se é aconselhável fazer as mechas em casa. Se agride mais o cabelo, e q produtos usar... Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Laura, a minha dica é que vc procure um profissional pois eles tem uma experiência melhor para fazer as mechas! Em casa é difícil e pode ser que não fique tão bom quanto num salão! Beijos linda!

      Excluir
  4. Oi querida! Com qual shampoo você lava os cabelos antes de aplicar as máscaras?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Geralmente eu troco bastante de shampoo mas agora estou intercalando um da Silicon Mix e um da John Frieda para cabelos loiros! Beijos linda!

      Excluir