quarta-feira, 10 de junho de 2020

Maternidade: A proximidade dos 2 anos!






Meninas, tudo bem?
Quem me acompanha no Instagram e principalmente nos Stories sempre vê a minha rotina com o Fafai e como eu adoro compartilhar dicas sobre maternidade com vocês, vim aqui contar um pouco sobre como está sendo a proximidade dos dois anos.
Fafai tem 1 ano e 9 meses e com a proximidade dos dois anos, percebi que ele está ficando cada vez mais independente mas com toda essa ''independência'' vieram também alguns ataques de birra. Pensando nisso resolvi compartilhar algumas dicas que tem funcionado muito para mim!
Vamos lá?

ROTINA: Ter uma rotina estipulada é essencial para a vida do bebê. O bebê gosta e precisa de uma rotina, fazer as coisas todos os dias no mesmo horário é excelente para o bom desenvolvimento da criança que passa a saber que o dia tem muitas horas e que tem hora para tudo em um dia.
O horário das refeições, do banho e de dormir são sempre seguidos e  respeitados e com isso eu consigo ter o controle das mais variadas situações.

HORA DE DORMIR: Lógico que cada mãe tem sua forma de criar os filhos mas eu sempre fiz questão de que o Fafai dormisse no quarto dele. Acho importantíssimo o bebê ser acostumado a dormir no seu próprio berço e se possível no seu quarto (sempre monitorado pela babá eletrônica, logicamente). Uma dica legal para facilitar esse processo é ele ter algo EXCLUSIVO para a hora de dormir. Aqui em casa por exemplo a chupeta é exclusiva para a hora de dormir. Outra coisa exclusiva é o bichinho de pelúcia que acende luz e toca música (cavalo marinho musical da Fisher Price), então, Fafai aprendeu a gostar da hora de dormir afinal, nesse horário  ele ''ganha'' a chupeta e o bichinho, duas coisas que ele ama.

BIRRAS: Todo mundo dizia que os ataques de birra eram sempre próximos aos dois anos e hoje com o Fafai nessa idade posso garantir que é verdade. haha
O que posso dizer é que alguns ataques de birra são inevitáveis afinal, eles também estão descobrindo suas emoções, sentimentos e frustrações. O que faço quando isso acontece é: converso olhando nos olhos, em um tom de voz baixo, que isso não é legal. Faço isso quando percebo que ele está frustrado com alguma situação,  explico que é normal se sentir assim de vez em quando e que vai passar. Porém se a birra acontece por que chamei a atenção dele por algum motivo, ela é ignorada completamente. O Fafai é um bebê que não gosta de ouvir não e toda vez que precisava repreende-lo era uma choradeira só (geralmente lágrimas de crocodilo haha), quando passei a ignorar esses ataques eles foram diminuindo consideravelmente.

ELOGIOS: Uma dica importantíssima é sempre elogiar bons comportamentos. As crianças gostam de chamar nossa atenção, muitas vezes com mau comportamento. Quando eles percebem que também podem chamar nossa atenção pelo BOM comportamento passam a fazer as coisas ''certas''. Diga sempre ''parabéns'', ''muito bem'', bata palmas e sorria toda vez que comerem toda a comida, ou arrumarem os brinquedos. Toda vez que o Fafai faz carinho na Melina, ou come toda a comida ele ganha um ''parabéns gotoso'' e uma salva da palmas. Ele adora e isso o estimula a fazer as coisas ''certas''.

Lógico que bebês e crianças não vem com manual mas essas dicas com certeza vão ajudar muito no dia-dia e com certeza fazem muita diferença aqui em casa.
Espero que tenham gostado!
Beijos

Nenhum comentário:

Postar um comentário